Palavra do Editor - Dezembro de 2016

Nossa sugestão de leitura para o mês de dezembro de 2016 foi Províncias - Crônicas da alma interiorana, de Marcelo Canellas.

Já conhecia o trabalho jornalístico do autor antes de ler o livro e percebi na obra a mesma delicadeza que ele tem ao escolher e narrar temas em suas premiadas matérias televisivas. Impressionante como a escrita do Marcelo Canellas é multissetorial. Ele descreve o cotidiano com uma riqueza tão grande que é possível sentir o aroma do café passado no coador de pano, por exemplo. 

Apesar de nunca ter ido ao Rio Grande do Sul, senti-me conectado com todas as crônicas. Outro fator fortíssimo no livro é o empoderamento do desvalorizado. O que para nós virou comum, transforma-se em belíssimas narrações, ganhando uma nova perspectiva.

Nunca pensei que existia um lado tão lúdico em acompanhar a desmontagem da lona de um circo. No livro, este contexto e vários outros detalhes do cotidiano ganham força ao serem descritos com um novo ângulo. O mais legal é perceber que são histórias reais, que não passaram por despercebido diante do olhar jornalístico de Marcelo Canellas.

O livro também traz uma releitura de uma grande do trágico incêndio na Boate Kiss. Gostei muito da forma que apresentou o assunto.

Publicados originalmente no Diário de Santa Maria, os textos trazem um olhar poético em narrações delicadas e uma forte crítica à desigualdade social. Por conta disso, a leitura é recomendável para todos os tipos de leitores, principalmente neste clima de "ano novo, vida nova".

Nenhum comentário:

Postar um comentário