Palavra do Editor - Julho de 2017

Nossa sugestão de leitura para o mês de julho de 2017 foi Jardim de Poesia, de Gacy Simas.

Para começar, a escritora tem mais de 15 livros publicados e um forte trabalho voltado para a educação e literatura. Enfim, ela respira literatura diariamente.

Avaliando a vida da autora, fica fácil entender a linguagem poética contida no livro. Primeiro, ela é contadora de histórias. É nítida a utilização de figuras de linguagem para estimular o imaginário. O livro tem ilustrações, mas os textos por si só já te fazem fechar os olhos e ver "um jardim de poesia" pela janela da vida.

Segundo, ela é formada em filosofia. Sim, esse é um livro com poesias infantojuvenis, mas que traz versos para pensar e sonhar mais alto. Isso fica visível em textos como o "Vida de caveira", que brinca com a reflexão de um esqueleto em seu cotidiano pós-morte. Sem preocupações estéticas ou com a "roupa da moda", a poesia mostra que todos somos iguais (ossos com o mesmo destino) e destaca em seus versos: "Todo o mundo / vai virar caveira!".

Outros assuntos, como sonhos, efeitos climáticos, períodos do dia, cores e alimentação são pincelados nessa obra, que, apesar de ter rimas mais simples, traz musicalidade por conta do posicionamento dos versos, já que não seguem a alinhamento tradicional e padrão.

A obra literária recebeu apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC) e ganhou ilustrações da Elison. É um livro para ler com fantasia. Indico a obra para todas as crianças, tenham elas menos de 15 anos ou mais de 40 anos. Se você não se esqueceu da criança que existe em você, experimente ler para o público mirim e degustar o universo dos contadores de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário