Palavra do Editor - Abril de 2017

Nossa sugestão de leitura para o mês de abril de 2017 foi Mar de Pedras, de Daniel Barros.

Nesta obra, a terceira do autor, os leitores são transportados para uma vila do interior de Alagoas. A cada página, os costumes e pratos típicos da região ganham força. Nunca estive lá, mas consegui experimentar a simplicidade de viver em um lugar assim.

O livro conta a história do Henry Melo, que é um fotógrafo totalmente profissional e, por conta disso, vive viajando a trabalho. Ele é um rapaz honesto e preocupado com causas sociais. Por conta de sua popularidade na região, surgem boatos de uma possível candidatura, desagradando políticos da região.

Apesar de ser bem visto por todos que o conhecem, Henry tem uma grande fraqueza: mulheres. A narração começa a ficar mais picante quando vem à tona as aventuras amorosas dele. Sem limites ou restrições, ele se envolve até mesmo em orgias com a mulher do prefeito da cidade, que nunca está presente quando a comunidade precisa.

Porém, surge na história Francesca, que o fascina de uma maneira diferente. A prova disso é que a atração pela mulher não é só física. Com isso, Henry rapidamente se envolve com a modelo, que corresponde a cada sentimento dele. O fotógrafo a pede em namoro e volta para Alagoas, envolto de saudade.

Poderia ser apenas uma linda história de amor, mas o passado começa a interferir na ficção. Primeiro, por meio de Bruna, a mulher do prefeito da cidade, com quem já teve um caso. Henry mostra sua fraqueza diante das seduções dela e, quanto mais tenta fugir, mais intensa fica a situação.

O uso de bebidas alcoólicas, algo que parece ser bem forte na região, também está presente em quase todos os capítulos do livro. Os drinques e coquetéis são citados com nomes e a escolha deles demonstra até mesmo o sentimento do personagem.

Impossível não analisarmos algumas semelhanças entre o autor e o personagem. Os dois dividem a paixão por fotografia e por Alagoas. O fato de o escritor ser pós-graduado em segurança pública também levanta alguns debates sociais sobre o papel do policial nos diálogos do livro. 

Quando a história começou a cair em uma certa obviedade, surgiu um final que me impressionou. Enfim, gostei da obra por não seguir regras de um gênero literário específico. Isso deu a leitura um ar de surpresa a cada capítulo. Indico para todos os tipos de leitores, respeitando uma classificação indicativa mínima por conta de alguns capítulos mais quentes.

7 comentários:

  1. Meu caro Arisson
    encanto com a resenha. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Um Romance maravilhoso. Uma ótima leitura à todos

    ResponderExcluir
  3. Sensacional. Simplesmente FANTÁSTICO!!
    Abs, Targine.

    ResponderExcluir
  4. Na década de 80 quando eu ia ao cinema sem saber o que assistir eu olhava os cartazes. Se algum filme tinha o nome de STEVEN SPIELBERG ou JAMES CAMERON eu nem lia a sinopse, entrava na sala sabendo que iria ver um grande filme. Assim eu faço com os livros hoje, se na capa consta o nome do autor DANIEL BARROS eu já tenho a certeza de que há ali uma grande história muito bem escrita em um livro que certamente valerá a pena ler! Livros do DANIEL BARROS eu recomendo!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Júlio, suas palavras um grande alento nesta árdua carreira de escritor. Meu próximo livro está revisão, espero não decepcioná-lo. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Li e adorei o livro. Bem escrito e completamente envolvente.

    ResponderExcluir