Entrevista com a autora Day Fernandes


A Bússola Literária bateu um papo com a escritora Day Fernandes, que é autora do livro "A Fortaleza: Mundo Sombrio". A obra literária é nossa sugestão de leitura do mês de fevereiro e conta a história de sobreviventes da sociedade em 2070, que, para fugir da radiação, vivem em túneis militares subterrâneos.

Confira a entrevista: 


Para começar, fiquei curioso. O que significa o símbolo da capa?

(Risos) Boa! O símbolo no centro representa a célula do Gênesis, e as riscas representam as artérias sanguíneas pelas quais ela se espalha. 


Os seus personagens vivem conflitos bem construídos e expostos com leveza. Você acha que a psicologia influenciou na construção da narração?

Com certeza. Os conflitos apresentados simbolizam não apenas os obstáculos externos, mas também aqueles internos enfrentados por cada um dos personagens à sua maneira. Inclusive a psicologia foi o que me permitiu demonstrar os diversos comportamentos humanos frente uma mesma situação, levando em conta os instintos, as experiências de vida e os desejos futuros de cada personagem. 


A escuridão dos túneis tem um simbolismo forte na ambientação do livro. Você acha que a sociedade está caminhando rumo ao "mundo sombrio" que você criou? 

A escuridão dos túneis é a mesma que existe dentro de cada um de nós. Infelizmente, penso que está de fato ocorrendo um desequilíbrio na humanidade e essas sombras estão nos engolindo dia após dia, de dentro para fora. Acredito que todos nós carregamos parcelas iguais de um potencial criativo e destrutivo em nosso interior, qual dessas parcelas alimentar é uma escolha nossa. E vejo que muito tem escolhido o lado negro da força. 


A capitã Camille guarda consigo os diários do pai. Se você estivesse presa na Fortaleza nº 07, o que você não abriria mão de levar antes da destruição do planeta?

Acredito que papel e caneta (Risos). E meus óculos, com certeza. 


Qual foi o principal desafio ao escrever essa obra literária? Você precisou pesquisar a fundo sobre algo?

Escrever o Fortaleza foi desafiador em muitos aspectos, desde o gênero, bem pouco explorado no cenário nacional, ainda mais por mulheres, até montar todas as peças do quebra-cabeça de forma satisfatória. As pesquisas foram a parte mais demorada do processo, pois eu optei por utilizar teorias nas quais houvessem de fato algum tipo de probabilidade real. Isso acontece por exemplo, na própria questão do Gênesis, que de fato existe (com outro nome), e foi encontrado pela primeira vez em Chernobyl. O soro do terror também não é uma novidade e muitos dizem ter sido testado durante a Segunda Guerra Mundial. Entre outros detalhes, inclusive até personagens. 


Você já está escrevendo a sequência do livro. O que os leitores podem esperar da continuação dessa grande luta pela sobrevivência?

Sim, a sequência já conta com alguns capítulos e o roteiro está pronto capítulo a capítulo. No tomo 2, os leitores descerão ainda mais fundo nos segredos da Fortaleza, arriscando suas vidas em algo muito maior do que qualquer um poderia imaginar. A ação e o suspense continuarão sendo a alma da história, que trará alguns personagens novos também. Uma nova teia de segredos será desvendada, mas para alcançar a Verdade eles terão que lutar com tudo que tem. 


Leu o livro? Envie sua resenha!

2 comentários:

  1. Amei a entrevista! As perguntas foram excelentes e as respostas me deixaram com um amor ainda maior pela escritora. Eu amo o livro dela, já li alguns contos e posso sentir o quanto a psicologia ajudou na construção da relação entre os personagens.

    Beijos!
    www.estantedami.com

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk eu tb não deixaria os óculos. Mds já pensou?

    ResponderExcluir